segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Professor André Eveling de Miranda - A diversidade biológica brasileira

No quesito de diversidade biológica, o Brasil é o campeão mundial de longe. Isso ocorre graças a extensão de seu território e aos diversos climas, que contribuem para as diferenças ambientais que caracterizam os seus biomas.
Nosso país abriga grande parte da maior floresta tropical do Planeta, a floresta Amazônica, com mais de 30 mil espécies vegetais, e a maior planicíe inundável o Pantanal, além de diversos biomas, como o cerrado, a caatinga e a mata atlântica, que contribuem para essa extraordinária variedade. Além disso, a costa brasileira possui uma série de ecossistemas que incluem recifes de corais, dunas, manguezais, estuários e lagoas. O resultado é que uma em cada dez espécies de mamiferos registrados no mundo é encontrado aqui ( são 522 ), bem como uma em cada seis aves ( 1.622 ), uma em cada 18 de répteis ( 468 ), e uma em cada 12 de anfibios ( 516).
Muitas dessas espécies são exclusivas de nosso território, o que se chama de ENDÊMICAS, não sendo encontradas em outros pontos do Planeta. O país conta com a flora mais diversa do mundo, com numero superior a 55 mil espécies descritas, o que corresponde a 18% do total global. Possuimos também 3 mil espécies de peixe de água doce.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aos que curtem natureza, em defesa do nosso Planeta - GEOGRAFIA CIÊNCIA DA TERRA