sábado, 5 de novembro de 2011

A SOCIOESFERA

Mais da metade da superfície das terras emersas do Planeta foi intensamente modificada pelas atividades humanas.
Mesmo as áreas mais longínquas e inacessiveis, como as calotas glaciais ou os picos pemanentemente gelados de cadeias montanhosas, também já foram apropriadas pelo ser humano.
Para uma poderosa empresa transnacional, esses lugares podem ser considerados reservas de valor, ou seja, representam potencialmente alguma possibilidade de ganho futuro e, por isso, devem ser preservados. Essas paisagens naturais também são "vendidas" em pacotes turísticos, que exploram o desejodas pessoas de contemplar a beleza do lugar, mesmo que à distância.
Podemos considerar, portanto, a existência de uma SOCIOESFERA, que está englobando todo o sistema terrestre e transformando o ambiente.
Os impactos ambientais que ela provoca podem ser classificados em diferentes escalas geográficas: a global,  a regional, e a local.
Os exemplos mais significativos de impacto ambiental são a acentuação do efeito estufa (em escala global) e a destruição dos solos agrícolas, a desertificação e a chuva ácida (em escala regional).
A presença de grandes edifícios e a impermeabilização do solo urbano pelo asfalto e pelo concreto são alguns dos principais impactos ambientais em escala local. Esses processos tem provocado a mudança da temperatura no ambiente urbano, resultando no fenômeno chamado de ilha urbana de calor ( elevação da temperatura em determinadas áreas) além de intensificar o problema das enchentes nas áreas próximas aos cursos d'água.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aos que curtem natureza, em defesa do nosso Planeta - GEOGRAFIA CIÊNCIA DA TERRA