quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Ao longo de sua história geologica (4,5bilhoes de anos), a Terra passou por sucessivas alterações no clima, alternando epocas de aquecimento e resfriamento. No tempo geologico, as mudanças climaticas ocorrem de maneira naturaldurante centenas de milhares de anos, permitindo as diferentes formas de vida se adaptarem às condiçoes do ambiente.
Nas ultimas decadas do seculo XX, estudos realizados por meteorologistas e climatologistas de todo mundo detectaram um significativo aumento da temperatura media global, em torno de 0,6ºC, na superficie dos continentes e oceanos. Esse aquecimento global pode causar serias alteraçoes nos climas do Planeta.


 


EMISSÕES DE GÁS CARBÔNICO E EFEITO ESTUFA
Na troposfera, ocorre um balanço cíclico de gases que protegem a vida na Terra, tornando-a possivel. Entre os diversos gases existentes, destacam-se o metano, o óxido nitroso, o ozônio e o dióxido de carbono (CO²). Esses gases sao chamados de gases estufa. Eles possibilitam que a radiação solar penetre na atmosfera e, ao mesmo tempo, impede que a radiação volte ao espaço, pois absorvem a irradiação emitida e refletida pela superficie terrestre, conservando o calor.
Os gases de estufa ocorrem naturalmente, o gás carbônico é importante para a atmosfera e para o ciclo do carbono. Com o objetivo de produzir carboidratos e açucares, que são assimilados pelos organismos, os seres vivos produtores primários fixam o CO² pelo processo de fotossintese.
Po essa razão, as florestas e outros locais verdes são locais de armazenamento de carbono. Do mesmo modo, os oceanos são importantes na manutenção dos niveis de carbono, pois os organismos marinhos, como é o caso dos corais, absorvem grandes quantidades de CO².
O aquecimento global e a consequente mudança climática ocorrem em razão das atividades humanas que alteram essas trocas naturais, particularmente pela grande emissão de CO². 
Esses gases é resultado da queima de combustiveis fósseis (carvão, petróleo e gás), e da queima da biomassa, gerando uma grande quantidade de gases que se acumulam na atmosfera.
Em excesso, esses gases absorvem maior quantidade de radiação, provocando o aumento da temperatura da superficie terrestre (terra e água). Esse aumento da temperatura é o responsável por provocar mudanças climáticas globais, pois alteram as pressões e, consequentemente, a distribuição de calor, a intensidade dos ventos, a evaporação entre outros.
De acordo com o Painel Intergovernamental de Mudanças Climaticas (IPCC), as consequencias desse fato podem ser observadas em todo o Planeta, nas seguintes situações:
*a temperatura médiaglobal na superficie dos continentes e dos oceanos aumentou 0,6ºC e esse aumento foi maior nos continentes do que nos oceanos;
*diminuiu a diferença entre as temperaturas diurnas e noturnas; 
*aumentou a quantidade de dias quentes, bem como a frquência das ondas de calor;
*diminuiu o numerode dias de neve e de geada;
*durante o século XX, o nivel médio dos oceanos subiu entre 1mm e 2 mm por ano;
*recuaram os glaciares polares e a neve que cobre as montanhas;
*o periodo de congelamento dos lagos e dos rios tornou-se cerca de duas semanas mais curtos;
*o PERMAFROST nas regiões polares e montanhas está derretendo.

OBS: Permafrost: solo tipico da região Ártica, permanentemente congelado. Formado por terra, rochas e gelo, com variação na quantidade de gelo.
A sociedade tem que modificar seus modos de consumo, isto em escala global o que afeta todos os paises do mundo em busca de soluções para tentar barrar o aquecimento do Planeta.
Tanto os paises ricos e emergentes tem uma tarefa importante em melhorar a situaçao de consumo e despedicio dos recursos naturais como de achar novos meios para deter a destruição do meio ambiente.

            

MAPA DA NASA MOSTRANDO O AUMENTO DA TEMPERATURA NA TERRA, ÁREA EM VERMELHOMOSTRA OS LOCAIS COM MAIOR AUMENTO NA TEMPERATURA GLOBAL.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aos que curtem natureza, em defesa do nosso Planeta - GEOGRAFIA CIÊNCIA DA TERRA